Educação Física no ensino fundamental - anos iniciais:
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades


Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais possuem modos próprios de vida e múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer a existência de infâncias no plural e, consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com as características da comunidade local. É importante reconhecer, também, a necessária continuidade às experiências em torno do brincar, desenvolvidas na Educação Infantil. As crianças possuem conhecimentos que precisam ser, por um lado, reconhecidos e problematizados nas vivências escolares com vistas a proporcionar a compreensão do mundo e, por outro, ampliados de maneira a potencializar a inserção e o trânsito dessas crianças nas várias esferas da vida social.

Diante do compromisso com a formação estética, sensível e ética, a Educação Física, aliada aos demais componentes curriculares, assume compromisso claro com a qualificação para a leitura, a produção e a vivência das práticas corporais. Ao mesmo tempo, pode colaborar com os processos de letramento e alfabetização dos alunos, ao criar oportunidades e contextos para ler e produzir textos que focalizem as distintas experiências e vivências nas práticas corporais tematizadas. Para tanto, os professores devem buscar formas de trabalho pedagógico pautadas no diálogo, considerando a impossibilidade de ações uniformes.

Além disso, para aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares, tendo em vista a adequação às realidades locais, as habilidades de Educação Física para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão sendo propostas na BNCC organizadas em dois blocos (1º e 2º anos; 3º ao 5º ano).

Unidades Temáticas de Educação Física 1º e 2º ano do fundamental alinhadas a BNCC


Brincadeiras e jogos


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF01)

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional


HABILIDADE (EF12EF01)

Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.


COMENTÁRIO (EF12EF01)

Experimentar brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional significa se apropriar de aprendizagens que só podem ser acessadas pela experiência corporal, ou seja, devem ser efetivamente vivenciadas. O fruir se relaciona às aprendizagens que permitem ao aluno desfrutar da realização de uma determinada prática corporal ou apreciá-la quando realizada por outros. Recriar é um processo complexo, que demanda uma série de outras aprendizagens e que, nesse grupo etário, pode se desenvolver, por exemplo, solicitando que recriem uma brincadeira que praticam em casa para mostrar aos colegas, adaptando os materiais e espaços disponíveis na escola. As brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional referem-se a práticas que fazem parte do dia a dia dos alunos, aquelas que praticam e aquelas que observam outras pessoas praticando. Desenvolver essa habilidade reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas possibilita a exploração de dois importantes aspectos relacionados ao movimento: 1. Habilidades motoras: são todos os movimentos que aprendemos, são incorporados e podem ser utilizados em tarefas cada vez mais específicas. 2. Capacidades físicas: são características que nossos movimentos apresentam e que podem ser aprimorados, como a força muscular, o equilíbrio e a velocidade.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF01)

Na elaboração do currículo, pode-se partir das características locais, estipulando experiências de brincadeiras e jogos que fazem parte do contexto comunitário e regional, propondo experiências positivas aos alunos. Ao participar de uma brincadeira ou jogo que exige movimentos com os quais não se está acostumado, é natural que haja insegurança ou dificuldade, e é nesse momento que as diferenças se evidenciam. É interessante que o currículo local proponha uma organização com a prática de brincadeiras e jogos com exigência de habilidades motoras mais simples para as mais complexas, e que possibilite aos alunos discutirem sobre as habilidades que podem desenvolver ao praticá-las, trabalhando uma atitude positiva com relação às diferenças e à possibilidade de aprender e desenvolver-se continuamente. A mesma relação se estabelece com as capacidades físicas. As diferenças de força muscular, velocidade ou agilidade entre os alunos interferem no desempenho durante as práticas de brincadeiras e jogos. O desenvolvimento da habilidade possibilita a identificação e o estudo das capacidades físicas exigidas nas brincadeiras e jogos, assim como a importância desses atributos para o dia a dia. O reconhecimento dessas características possibilita o desenvolvimento das habilidades (EF12EF02) e (EF12EF03) para estes anos, e a conexão com as habilidades (EF35EF01) e (EF35EF02). Uma possibilidade de organização da habilidade por anos segundo um critério de complexidade pode ser por meio das habilidades motoras — das mais simples, como correr, saltar, rolar, chutar, arremessar, para as mais complexas, como correr e quicar a bola, arremessar ou chutar uma bola a um alvo específico. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com as habilidades (EF01HI05), de História; e (EF01GE02), de Geografia, voltadas à identificação de semelhanças e diferenças de jogos e brincadeiras de diferentes tempos e lugares.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF02)

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional


HABILIDADE (EF12EF02)

Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.


COMENTÁRIO (EF12EF02)

Explicar sobre as brincadeiras e jogos do contexto comunitário e regional por meio de múltiplas linguagens significa conhecer e saber utilizar os quatro tipos de linguagens propostas na habilidade: 1. Linguagem corporal: forma de comunicação não-verbal que abrange gestos, posturas, expressões faciais, movimentos do corpo, entre outros; 2. Linguagem visual: qualquer tipo de comunicação que se dá por meio de imagens e símbolos, como fotos e vídeos; 3. Linguagem oral: utilizando a fala e em presença de interlocutor;4. Linguagem escrita: na qual o contato com o interlocutor é indireto. As brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional referem-se a práticas que fazem parte do dia a dia dos alunos, aquelas que praticam e aquelas que observam outras pessoas praticando. Ao identificar as origens dos jogos e brincadeiras do contexto comunitário e regional, os alunos devem reconhecer que essas práticas foram transmitidas de geração em geração e sofreram transformações e adaptações de acordo com as características do ambiente físico e social no qual foram praticadas até chegar a eles. Essa percepção gera um sentido de continuidade, preservação e valorização das culturas nas quais essas brincadeiras e jogos se originaram.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF02)

Os relatos dos alunos sobre as brincadeiras e jogos que praticam e observam outros praticando no seu dia a dia podem servir de ponto de partida para o desenvolvimento da habilidade. A partir desses relatos, pode-se pesquisar as origens dessas práticas, como esses jogos chegaram até eles e a sua importância para a preservação da cultura, como brincadeiras que imitam ações dos adultos, por exemplo, brincar de cozinhar ou brincar de dirigir carrinhos. Além disso, pode-se identificar quais agentes da comunidade (em associações, idosos, pessoas do convívio do aluno, universidades) são fontes para o resgate dos jogos e brincadeiras locais e regionais. Uma possibilidade de organização da habilidade por anos segundo um critério de complexidade pode propor que os alunos expliquem inicialmente brincadeiras e jogos que praticam e, a seguir, brincadeiras e jogos que pessoas do seu convívio praticam e praticavam, ampliando para brincadeiras e jogos da sua comunidade local.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF03)

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional


HABILIDADE (EF12EF03)

Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.


COMENTÁRIO (EF12EF03)

Planejar e utilizar estratégias refere-se ao conhecimento originado pela observação e análise das próprias experiências corporais e daquelas realizadas por outros. Trata-se de um ato intencional, orientado a formular e empregar estratégias de observação e análise para: (a) resolver desafios peculiares à prática realizada; (b) apreender novas modalidades; (c) adequar as práticas aos interesses e às possibilidades próprios e aos das pessoas com quem se compartilha a sua realização. Para isso, os alunos necessitam se apropriar de aprendizagens propostas nas habilidades (EF12EF01) e (EF12EF02), que possibilitam a eles ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal. As brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional referem-se a práticas que fazem parte do dia a dia dos alunos, aquelas que praticam e aquelas que observam outras pessoas praticando. O reconhecimento das características dessas práticas significa identificar quais as habilidades motoras e capacidades físicas necessárias, quais as regras, os materiais, os espaços necessários ou número de participantes, a fim de que tenham informações para planejar as modificações e adaptações às práticas para que todos participem.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF03)

Na elaboração do currículo, é possível contextualizar e aprofundar esta habilidade propondo a análise das características das brincadeiras e jogos do contexto comunitário e regional, como número de participantes, materiais, regras, espaços, exigências físicas ou habilidades motoras necessárias para a sua prática. A análise das características das brincadeiras e jogos possibilita que identifiquem os desafios impostos pelas práticas e planejem soluções para a realização de todos — por exemplo, um movimento muito complexo exigido pela atividade, como em uma brincadeira ou jogo no qual deve-se atingir um alvo específico e os alunos não têm essa habilidade desenvolvida; nesse caso, pode-se aproximar o alvo ou aumentar o seu tamanho. Outro exemplo é a modificação ou adaptação de regras às características dos alunos, tornando-as mais flexíveis, ou às características do espaço, como em um jogo de futebol realizado em locais pequenos, onde se elimina as laterais do campo. Em muitos casos, os alunos já realizam essas adaptações nos locais onde moram. Pode-se solicitar que compartilhem essas experiências com os colegas para auxiliar na solução dos desafios identificados por eles. A possibilidade de organização da habilidade pelos anos pode ser estabelecida por um critério de complexidade da brincadeira ou jogo, por exemplo, utilizando regras mais flexíveis para regras menos flexíveis, ou de brincadeiras e jogos que exijam menos habilidades motoras para outros que requerem habilidades motoras mais complexas.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF04)

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional


HABILIDADE (EF12EF04)

Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.


COMENTÁRIO (EF12EF04)

Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática refere-se às aprendizagens que possibilitam ao aluno ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal não só durante as aulas, como também para além delas. Em outros momentos e espaços significa que os alunos observem, fora das aulas de educação física, espaços que frequentam, como pátios, praças, praias, terrenos vazios, entre outros, e, a partir das suas características, como dimensões ou equipamentos disponíveis, proponham maneiras de se praticar as brincadeiras e jogos que aprenderam na escola. A habilidade amplia a proposta de produção e divulgação para outras práticas corporais, como danças, esportes e ginásticas. Para divulgar as produções de alternativas para as práticas, os alunos devem produzir textos orais, textos escritos ou textos audiovisuais (combinando som e imagem), possibilitando a interação com outras disciplinas, como Língua Portuguesa e Artes.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF04)

Na elaboração do currículo, é interessante desenvolver aprendizagens sobre a relação entre o ser humano e o ambiente físico, que estabelece interações com a disciplina de Geografia. A todo momento, realizamos movimentos em diferentes ambientes físicos, aos quais podemos nos adaptar e transformar de acordo com nossa necessidade. À medida que os alunos propõem alternativas para práticas em outros ambientes, devem pensar em adaptações e transformações possíveis, respeitando a si e ao ambiente no qual se encontram. Outra possível interação com outras disciplinas refere-se às produções de textos (orais, escritos e audiovisuais), que relacionam a habilidade à Língua Portuguesa, nos eixos produção de textos e oralidade, e ao uso de tecnologias. Uma possibilidade de aumento no critério de complexidade entre os anos para a habilidade pode propor inicialmente que se experimente e discuta sobre brincadeiras e jogos praticados em pequenos espaços e grandes espaços, partindo para a adaptação dos locais disponíveis na escola para a sua prática, até a observação e proposição de alternativas para a prática em outros espaços que frequentam fora das aulas de Educação Física, apropriando-se do espaço social e coletivo que dialoga com o entorno da escola.


Esportes


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF05)

Esportes de marca Esportes de precisão


HABILIDADE (EF12EF05)

Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.


COMENTÁRIO (EF12EF05)

Experimentar os esportes significa se apropriar de aprendizagens que só podem ser acessadas pela experiência corporal, ou seja, devem ser efetivamente vivenciadas. O fruir se relaciona às aprendizagens que permitem ao aluno desfrutar da realização de uma determinada prática corporal ou apreciá-la quando realizada por outros. O trabalho coletivo e o protagonismo são ações importantes presentes nos esportes. O protagonismo prevalece nas modalidades individuais, como no salto em distância e no tiro ao alvo, mas é importante também nos esportes coletivos, visto que o aluno deve se empenhar em realizar a sua função para o bem coletivo. O trabalho coletivo ocorre quando um grupo de pessoas se dedica a realizar uma tarefa, como nos esportes coletivos, e possibilita troca de experiências, ajuda mútua, aprendizagem de novas habilidades motoras e compartilhamento de decisões. Os alunos devem identificar os elementos comuns aos esportes de marca, que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos; e esportes de precisão, que se caracterizam pelo ato de arremessar ou lançar um objeto, procurando acertar ou aproximá-lo de um alvo específico. A experimentação dos esportes de marca e precisão e a identificação de suas características serão utilizados em anos posteriores e conectam essa habilidade às habilidades (EF67EF03), (EF67EF04) e (EF67EF05).


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF05)

Na elaboração do currículo, é possível propor o estudo das características dos movimentos necessários para execução dos elementos comuns aos esportes de marca e precisão, como as habilidades motoras de correr, saltar, lançar e arremessar, e as capacidades físicas requisitadas durante as práticas, como a força muscular, a potência muscular e a velocidade. A partir da identificação dos aspectos das modalidades, pode-se investigar quais esportes os alunos conhecem com essas características, quais podem ser classificados como esportes de marca e precisão, quais são individuais, quais são coletivos e que adaptações podem ser feitas para que consigam praticar esses esportes na escola. A prática de uma modalidade, que pode ser, ao mesmo tempo, individual e coletiva, pode levar a reflexões acerca do trabalho coletivo e do protagonismo, como, por exemplo, ao propor corridas individuais (corrida em linha reta, corrida com obstáculos, corrida carregando objetos) e, a seguir, o mesmo tipo de corrida em revezamento e, ao final, discutir sobre as diferenças entre os dois tipos e sobre o que sentiram os alunos ao participar de ambas. Ainda, esta habilidade pode ser contextualizada comparando os movimentos com situações do dia a dia dos alunos, como a necessidade da força muscular ao carregar uma sacola, subir escadas ou subir em uma árvore. O aumento do critério de complexidade durante os anos pode ser estabelecido partindo de aprendizagens das modalidades dos esportes de marca e precisão que exigem movimentos mais simples, como a corrida e o lançamento em um alvo estático, para modalidades com movimentos mais complexos, como as provas de arremesso com giro, revezamento e com alvos que exijam mais habilidades motoras para a precisão.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF06)

Esportes de marca Esportes de precisão


HABILIDADE (EF12EF06)

Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.


COMENTÁRIO (EF12EF06)

Discutir é um processo complexo, que demanda uma série de outras aprendizagens, como analisar a situação, defender pontos de vista, levantar questões e, que nesse grupo etário, pode representar o escutar as falas do professor e colegas, formular perguntas sobre o tema, solicitar esclarecimentos quando necessário e procurar expressar-se com clareza para ser bem compreendido. Esportes de marca se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos; e esportes de precisão, pelo ato de arremessar ou lançar um objeto, procurando acertar ou aproximá-lo de um alvo específico. Observar as normas e regras nesses esportes significa, entre outras coisas, perceber que são estabelecidas para garantir a segurança e equidade entre os participantes.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF06)

Na elaboração do currículo, a discussão sobre as normas e regras dos esportes pode ser ampliada para uma reflexão sobre as condutas dos alunos em todos os momentos, tanto na escola como nos ambientes que frequentam no seu dia a dia. Vivemos em uma sociedade onde as regras foram estabelecidas com finalidades semelhantes às encontradas nos esportes, que são a segurança e a equidade. O exercício da discussão e reflexão possibilita inter-relações com o componente Língua Portuguesa no desenvolvimento do intercâmbio oral no contexto escolar, no qual os alunos podem: 1. Expressar-se com autoconfiança, apresentando informações e esclarecendo dúvidas; 2. Escutar com atenção as instruções orais, acordos e combinados que organizem a convivência em sala de aula; 3. Escutar com atenção os colegas e reconhecer a sua vez de falar. O aumento de complexidade durante os anos pode ser estabelecido inicialmente levando-se em conta as características e a importância das regras no esporte e nas aulas de Educação Física para, no segundo ano, propor a sugestão de que os alunos adaptem as regras das modalidades esportivas às características do grupo. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar em conjunto com as habilidades (EF01LP21), da Língua Portuguesa


Ginásticas


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF07)

Ginástica geral


HABILIDADE (EF12EF07)

Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.


COMENTÁRIO (EF12EF07)

Experimentar os elementos básicos da ginástica significa se apropriar de aprendizagens que só podem ser acessadas pela experiência corporal, ou seja, devem ser efetivamente vivenciadas. O fruir se relaciona às aprendizagens que permitem ao aluno desfrutar da realização de uma determinada prática corporal ou apreciá-la quando realizada por outros. Identificar os diferentes elementos básicos da ginástica refere-se à aprendizagem sobre as habilidades motoras, que são todos os movimentos que aprendemos e que são incorporados ao nosso acervo motor e podem ser utilizados em tarefas cada vez mais específicas. Ao identificar os elementos básicos requeridos na ginástica e na ginástica geral, os alunos devem observar quais procedimentos adotar para conseguir realizá-los de forma segura, como, por exemplo, realizar uma cambalhota com a ajuda do amigo ou providenciar um material, como um colchão, para amenizar a queda durante um salto.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF07)

Na elaboração do currículo, é interessante considerar que existem elementos básicos da ginástica que fazem parte do universo dos alunos. Correr, saltar, manipular objetos, rolar, equilibrar-se são habilidades motoras presentes tanto nas ginásticas como em outras práticas das quais participam, como nos jogos e brincadeiras. Na ginástica, esses movimentos são realizados com uma técnica mais elaborada, que pode causar insegurança e desconforto em alunos menos habilidosos ou que não estejam acostumados aos movimentos. Portanto, a aquisição da técnica deve ser desenvolvida gradativamente, levando em conta as características individuais. A aprendizagem de procedimentos de segurança pode ser desenvolvida a partir da própria experimentação dos alunos. À medida que se deparam com alguma dificuldade durante a prática, compartilham com os colegas e o professor, que analisam e propõem soluções para que as dificuldades sejam superadas na realização da atividade. Uma possibilidade de organização da habilidade por anos consiste em considerar como critério a complexidade de solicitação das habilidades motoras, iniciando com as mais simples, de acordo com as características dos alunos, para as mais complexas. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com as habilidades (EF15AR08), (EF15AR10), (EF15AR11), de Arte; (EF01MA11), (EF02MA12), da Matemática; (EF02GE10), da Geografia; e (EF12EF11), da própria Educação Física, voltadas à experimentação, descrição e representação de movimentos de pessoas e objetos no espaço.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF08)

Ginástica geral


HABILIDADE (EF12EF08)

Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.


COMENTÁRIO (EF12EF08)

Planejar e utilizar estratégias refere-se ao conhecimento originado pela observação e análise das próprias vivências corporais e daquelas realizadas por outros. Trata-se de um ato intencional, orientado a formular e empregar estratégias de observação e análise para: (a) resolver desafios peculiares à prática realizada;(b) apreender novas modalidades; (c) adequar as práticas aos interesses e às possibilidades próprios e aos das pessoas com quem compartilha a sua realização. A ginástica geral tem como características a não competição, a diversidade musical, a utilização de elementos da cultura e o prazer pela prática. É uma modalidade utilizada, por exemplo, nas aberturas de jogos olímpicos e mundiais de futebol. A execução dos diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral pressupõem a aprendizagem sobre as habilidades motoras, que são todos os movimentos que aprendemos e que são incorporados ao nosso acervo motor e podem ser utilizados em tarefas cada vez mais específicas.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF08)

Na elaboração do currículo, pode-se propor a análise dos movimentos realizados para se identificar os elementos das ginásticas. Correr, saltar, manipular objetos, rolar, equilibrar-se são habilidades motoras presentes nas ginásticas e é importante que os currículos proponham a sua experimentação de modo que os alunos se apropriem desses movimentos de acordo com as suas características individuais. Uma possibilidade de organização da habilidade por anos consiste em considerar como critério a complexidade de solicitação das habilidades motoras, iniciando com as mais simples, de acordo com as características dos alunos, para as mais complexas.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF09)

Ginástica geral


HABILIDADE (EF12EF09)

Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.


COMENTÁRIO (EF12EF09)

Participar da ginástica geral significa se apropriar de aprendizagens que só podem ser acessadas pela experiência corporal, ou seja, devem ser efetivamente vivenciadas. A ginástica geral tem como características a não competição, a diversidade musical, a utilização de elementos da cultura e o prazer pela prática. É uma modalidade utilizada, por exemplo, nas aberturas de jogos olímpicos e mundiais de futebol. As potencialidades e os limites do corpo relacionado aos movimentos permitem que os alunos reconheçam que nosso corpo é estruturado para realizar esses movimentos: temos ossos, músculos, articulações, coração, pulmões, cérebro e sistema nervoso que atuam em conjunto, possibilitando uma grande quantidade de movimentos. Desenvolver essa habilidade reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas possibilita a exploração de dois importantes aspectos relacionados ao movimento: 1. Habilidades motoras: são todos os movimentos que aprendemos, são incorporados e podem ser utilizados em tarefas cada vez mais específicas; 2. Capacidades físicas: são características que nossos movimentos apresentam e que podem ser aprimorados, como a força muscular, o equilíbrio e a velocidade.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF09)

Na elaboração do currículo, é importante que se proponham práticas nas quais os alunos identifiquem a ação das regiões corporais e as suas possibilidades de movimentos, como movimentar-se utilizando as mãos, os pés, os braços, o tronco, a cabeça e o pescoço durante a prática das ginásticas, de outras práticas corporais, assim como outros movimentos que os alunos realizam no seu dia a dia. Na identificação das potencialidades e limites do corpo, a habilidade possibilita também que se estabeleça relações com Ciências. Uma possibilidade de organização da habilidade por anos consiste em considerar como critério a complexidade de solicitação dos movimentos e a solicitação de mais capacidades físicas durante a sua realização. Por exemplo, a solicitação da capacidade física de equilíbrio em um movimento estático sobre a trave, banco ou linhas da quadra e o movimento de equilíbrio presente ao manipular objetos em movimento, como uma corda ou bolas, ou, ainda, durante um salto e queda após uma corrida.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF10)

Ginástica geral


HABILIDADE (EF12EF10)

Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.


COMENTÁRIO (EF12EF10)

Descrever as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral pressupõe que os alunos devem se apropriar e saber utilizar os quatro tipos de linguagens propostas na habilidade: 1. Linguagem corporal: forma de comunicação não-verbal que abrange gestos, posturas, expressões faciais, movimentos do corpo, entre outros; 2. Linguagem oral: utilizando a fala e em presença de interlocutor; 3. Linguagem escrita: na qual o contato com o interlocutor é indireto; 4. Linguagem audiovisual: que utiliza as linguagens verbal, sonora e visual para transmitir uma mensagem. Os elementos básicos das ginásticas apresentam determinadas capacidades físicas, que são características que nossos movimentos apresentam e que podem ser aprimoradas, como a força muscular, a agilidade, o equilíbrio e a velocidade. Os alunos devem identificar os elementos básicos das ginásticas (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) em outras práticas corporais, como nos jogos e brincadeiras, esportes e danças.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF10)

Na elaboração do currículo, é possível explorar linguagens que mais se aproximam do contexto dos alunos para explicar sobre as ginásticas e ginástica geral, fazendo uso de interações com o eixo "escrita" de Língua Portuguesa, na unidade temática Estratégias de produção do texto, onde se discute a finalidade da escrita, para quem escrever , onde o texto vai circular, qual o suporte do texto e a linguagem utilizada. O currículo local pode também estabelecer relações entre as habilidades motoras e as capacidades físicas presentes nos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, e as práticas corporais que fazem parte da cultura local, como nas danças regionais, jogos e brincadeiras, esportes ou situações do dia a dia dos alunos. Um critério para organização da habilidade por anos pode considerar utilizar linguagens mais usuais para as menos usuais ou a utilização de várias linguagens em sincretismo, ou seja, ao mesmo tempo, para descrever as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.


Danças


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF11)

Danças do contexto comunitário e regional


HABILIDADE (EF12EF11)

Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.


COMENTÁRIO (EF12EF11)

Experimentar diferentes danças do contexto comunitário e regional significa se apropriar de aprendizagens que só podem ser acessadas pela experiência corporal, ou seja, devem ser efetivamente vivenciadas. O fruir se relaciona às aprendizagens que permitem ao aluno desfrutar da realização de uma determinada prática corporal ou apreciá-la quando realizada por outros. Danças do contexto comunitário e regional são aquelas que os alunos reconhecem, praticam e observam outros praticando no ambiente social que frequentam. Recriar danças é um processo complexo, que demanda uma série de outras aprendizagens. Nesse grupo etário, espera-se, por exemplo, que o aluno utilize diferentes gestos para marcar o ritmo, como palmas, sapateados, percussão corporal ou em latas, baldes ou bastões contra o chão, utilizando seu repertório corporal para o improviso e a criação. O reconhecimento e respeito às diferenças de desempenho evidenciadas nas experimentações possibilita a aprendizagem de importantes aspectos relacionados ao movimento: 1. Habilidades motoras: são todos os movimentos que aprendemos, são incorporados e podem ser utilizados em tarefas cada vez mais específicas, que, nas danças, estão presentes em um de seus elementos constitutivos: os gestos; 2. Capacidades físicas: são características que nossos movimentos apresentam e que podem ser aprimoradas, como o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora. São muito importantes para a aptidão física e para a saúde, e evidenciam as diferenças de desempenho corporal durante as práticas.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF11)

Na elaboração do currículo, pode-se partir de vivências de danças que fazem parte do contexto comunitário e regional, propondo experiências positivas aos alunos. Ao participar de uma dança que exige movimentos com os quais não se está acostumado ou que proponha interação com os outros, alguns alunos sentem-se inseguros e é nesse momento que as diferenças se evidenciam. É interessante que o currículo local proponha uma aprendizagem sobre as danças do contexto comunitário e regional partindo de habilidades motoras mais simples para as mais complexas, estimulando os alunos a interagir com os colegas, e que possibilite a eles relatar o que sentiram durante as práticas. A mesma relação se estabelece com as capacidades físicas. As diferenças de agilidade, coordenação, ritmo ou equilíbrio entre os alunos interferem no desempenho durante as práticas de danças. O currículo local pode propor a identificação e o estudo das capacidades físicas exigidas nas danças, assim como a importância desses atributos para o dia a dia. Uma possibilidade de organização da habilidade por anos pode seguir um critério de complexidade das habilidades motoras, das mais simples para as mais complexas.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF12EF12)

Danças do contexto comunitário e regional


HABILIDADE (EF12EF12)

Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.


COMENTÁRIO (EF12EF12)

Identificar significa que os alunos devem constatar, por meio da vivência e observação, quais são os elementos constitutivos das danças: 1. Ritmo: é uma qualidade presente nas danças, em outras práticas corporais, como pular corda, e em diferentes situações do dia a dia. Na dança, o ritmo é um movimento que ocorre com uma recorrência regular; 2. Espaço: todo movimento que realizamos ocorre em um ambiente físico ou espaço em uma relação de interação, adaptação e transformação. Ao dançar, os alunos movimentam-se pelos espaços, interagindo com os ambientes e com os colegas, conhecendo a si próprios e reconhecendo o outro; 3. Gestos: o estudo dos gestos nas danças possibilita a análise tanto de elementos técnicos, ao se identificar o movimento do corpo ou parte dele, como um giro ou um sobrepasso, como o movimento aliado a um significado, que constitui a expressão daquilo que é observado nos movimentos de quem dança. A aprendizagem sobre as diferentes manifestações das danças do contexto comunitário e regional, como as danças de roda, danças de rua, danças clássicas, danças folclóricas, danças de salão, entre outras, possibilita que os alunos reconheçam que essas práticas foram transmitidas de geração em geração e sofreram transformações e adaptações de acordo com as características do ambiente físico e social até chegar a eles. Essa percepção gera um sentido de continuidade, respeito e valorização às manifestações de diferentes culturas.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF12EF12)

Na elaboração do currículo, sugere-se que os alunos identifiquem a presença das capacidades físicas durante as práticas das danças. Além do ritmo, que é um elemento constituinte das danças, outras capacidades, como a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade a flexibilidade, entre outras, estão presentes nessa prática. Outro ponto que pode ser explorado pelo currículo é o de que os alunos experimentem e identifiquem quais são as habilidades motoras necessárias para a prática das danças. Nessa fase, é recomendável situar o foco na ampliação de aprendizagens de movimentos, e não na execução da técnica da dança em si. É importante propor situações de aprendizagens nas quais os alunos utilizem os movimentos da dança para conhecer-se, relacionar-se com os outros e explorar os espaços. O relato dos alunos sobre as danças que praticam e observam outros praticando no seu dia a dia podem servir de ponto de partida para que eles pesquisem sobre as origens dessas práticas, como essas danças chegaram até eles e a sua importância para a preservação da cultura, como as danças típicas das festas regionais ou danças folclóricas da sua região. Além disso, pode-se identificar quais agentes da comunidade (em associações, idosos, pessoas do convívio do aluno, universidades) são fontes para o resgate das danças do contexto comunitário e regional. Uma possibilidade de organização da habilidade por anos segundo um critério de complexidade pode propor que os alunos expliquem inicialmente danças que praticam e, a seguir, danças que pessoas do seu convívio praticam e praticavam, ampliando danças típicas da sua comunidade local. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com as habilidades (EF01LP04), da Língua Portuguesa; e (EF12AR14), da Arte, voltadas à percepção e registro dos elementos constitutivos do som e da música.


Competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental

  1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
  2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
  3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
  4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
  5. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
  6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
  7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
  8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.
  9. Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.
  10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.