Ciências no ensino fundamental - anos iniciais:
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades


Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil, como proposto na BNCC, elas têm a oportunidade de explorar ambientes e fenômenos e também a relação com seu próprio corpo e bem-estar, em todos os campos de experiências.

Assim, ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas.

Nesse sentido, não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.

É necessário destacar que, em especial nos dois primeiros anos da escolaridade básica, em que se investe prioritariamente no processo de alfabetização das crianças, as habilidades de Ciências buscam propiciar um contexto adequado para a ampliação dos contextos de letramento.

Unidades Temáticas de Ciências 3º ano do fundamental alinhadas a BNCC


Matéria e energia


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI01)

Produção de som Efeitos da luz nos materiais Saúde auditiva e visual


HABILIDADE (EF03CI01)

Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.


COMENTÁRIO (EF03CI01)

Produzir, nesta habilidade, envolve selecionar, identificar e reconhecer diferentes objetos com vistas a criar e comparar sons variados. Assim, estimulado pela investigação das razões que explicam a variação dos sons em diferentes objetos, espera-se que o aluno associe a matéria de que são feitos a essa variação.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI01)

Na elaboração do currículo, é possível investigar objetos relacionados ao contexto e à cultura da escola/rede por meio de atividades que permitam identificar objetos que possam produzir sons pela vibração e relacionar o som produzido com a natureza do material de que são feitos e, ainda, à sua forma ou tamanho. Pode-se complementar esta habilidade com investigações que possibilitem comparar os materiais utilizados em instrumentos musicais com os encontrados no cotidiano. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com as habilidades (EF15AR14) e (EF15AR15), da Arte, associadas à produção de sons a partir da exploração de objetos convencionais e não convencionais.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI02)

Produção de som Efeitos da luz nos materiais Saúde auditiva e visual


HABILIDADE (EF03CI02)

Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).


COMENTÁRIO (EF03CI02)

Experimentar e relatar, nesta habilidade, refere-se a executar um procedimento e demonstrar os resultados obtidos na interação da luz com espelhos e meios transparentes, translúcidos e opacos. Pode ser desmembrada de acordo com os procedimentos de investigação: observar a passagem ou reflexão da luz em diferentes materiais e identificar aqueles que são espelhos, transparentes, translúcidos e opacos em objetos encontrados no dia a dia.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI02)

Na elaboração do currículo, é possível contemplar habilidades relativas à investigação da interação da luz com diferentes materiais, como , por exemplo, observar as alterações que a passagem da luz provoca em objetos transparentes, superfícies polidas e objetos opacos e descrever tais alterações, considerando as propriedades dos materiais. A construção dessas habilidades possibilita o estímulo à exploração de ideias e à associação entre o objeto escolhido em cada região e ao seu uso. Por exemplo, no caso do conforto térmico, quais materiais são mais utilizados em regiões de clima quente ou frio, que podem ser expostos por um período maior ao sol ou que resistem a baixas temperaturas sem congelar?


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI03)

Produção de som Efeitos da luz nos materiais Saúde auditiva e visual


HABILIDADE (EF03CI03)

Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.


COMENTÁRIO (EF03CI03)

Discutir, nesta habilidade, está relacionado a apreciar, avaliar, comparar e defender atitudes preventivas e de manutenção da saúde por meio de cuidados com a exposição ao som em níveis prejudiciais para a audição e à luminosidade excessiva ou incidência de fontes de luz aos olhos, que podem causar danos à saúde. Também pode-se relacionar outras questões de saúde à exposição de ambientes com poluição sonora e excesso de exposição à radiação solar.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI03)

Na elaboração do currículo, habilidades como reconhecer condições ambientais prejudiciais à saúde auditiva e visual e identificar e promover hábitos saudáveis relacionados à prevenção e manutenção da saúde individual e coletiva, neste campo de estudo, são fundamentais para direcionar o foco da investigação a partir do qual estudantes desenvolverão suas atividades. Na construção curricular, pode-se considerar dados e estatísticas relacionados às questões de saúde sobre a região, como, por exemplo, as enfermidades mais comuns ocasionadas pela poluição sonora ou pelo excesso de exposição dos olhos à luz solar, e quais atitudes preventivas são as mais indicadas.


Vida e evolução


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI04)

Características e desenvolvimento dos animais


HABILIDADE (EF03CI04)

Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


COMENTÁRIO (EF03CI04)

Identificar, nesta habilidade, envolve observar, reconhecer e listar as características de animais de cada região, com foco no seu modo de vida.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI04)

Na elaboração do currículo, pode-se propor habilidades que privilegiem que o aluno possa selecionar, relatar ou representar características de animais do seu convívio ou conhecidos em visitas, exposições e atividades práticas de campo. Destaque -se que essa habilidade deve ser expandida, de maneira a considerar outros seres que se encontram em diversos ambientes. As descrições e os relatos no desenvolvimento dessas habilidades são importantes para o ciclo de alfabetização.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI05)

Características e desenvolvimento dos animais


HABILIDADE (EF03CI05)

Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.


COMENTÁRIO (EF03CI05)

Descrever e comunicar, nesta habilidade, relaciona-se a reconhecer, explicar, exemplificar e relatar o processo de desenvolvimento de diferentes animais, desde seu nascimento.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI05)

Na elaboração do currículo, pode-se indicar habilidades como: identificar características de animais em diferentes fases da vida; comparar as mudanças que ocorrem de uma fase a outra; associar essas mudanças a escalas de tempo. É possível também privilegiar habilidades relativas a características de animais que representam a fauna local, identificando as fases do seu ciclo de vida e as consequências da interferência humana neste ciclo e no meio onde vivem. Se for oportuno, pode-se contemplar habilidades relativas ao ser humano, com destaque para as questões de saúde e desenvolvimento do corpo, envolvendo aspectos socioambientais que interferem neste desenvolvimento.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI06)

Características e desenvolvimento dos animais


HABILIDADE (EF03CI06)

Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


COMENTÁRIO (EF03CI06)

Comparar e organizar, nesta habilidade, envolve reconhecer, compreender, apreciar, categorizar e classificar grupos de animais por meio de características externas identificadas, assim como hábitos de vida e seu habitat.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI06)

Na elaboração do currículo, pode-se optar por explicitar o bioma local, como a caatinga, mata atlântica ou cerrado, visando o desenvolvimento de habilidades que permitam ao aluno identificar os animais e sua participação no ambiente e na vida humana. Pode-se categorizar os animais de acordo com as características observáveis ou locais em que estão, e listar ou relacionar as características às atividades e hábitos que os animais realizam no meio onde vivem. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar, com as habilidades (EF03LP24), (EF03LP25), (EF03LP26) e (EF35LP20), da Língua Portuguesa; (EF03MA26), (EF03MA27), (EF03MA28), da Matemática; (EF03HI03), da História; (EF03GE01), da Geografia; e (EF03CI09) da própria Ciência, associadas à coleta, leitura, comparação e interpretação de dados, com apoio de recursos multissemióticos (listas, tabelas, ilustrações, gráficos).


Terra e Universo


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI07)

Características da Terra Observação do céu Usos do solo


HABILIDADE (EF03CI07)

Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).


COMENTÁRIO (EF03CI07)

Identificar, nesta habilidade, envolve observar e reconhecer as características da Terra ilustradas em diferentes representações do planeta. Esta habilidade pode ser desmembrada de acordo com a representação que é utilizada para identificação das características da Terra.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI07)

Na elaboração do currículo, podem ser propostas habilidades relativas à comparação das características da Terra em distintos modelos de representação. É possível, ainda, indicar, nas habilidades, as diferentes fontes de informação utilizadas na identificação dessas características, desde aquelas que são oriundas do hábito cotidiano e da cultura até as mais sistematizadas, como ilustrações, representações, mapas e esquemas. A contextualização pode ser explicitada por meio dos valores e representações, em diferentes linguagens, encontrados nas manifestações culturais locais e regionais que tratam da relação com o planeta. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com as habilidades (EF03MA19), da Matemática; (EF03HI09), da História; (EF03GE06) e (EF03GE07), da Geografia, associadas à compreensão da linguagem cartográfica, inclusive para representação do planeta Terra.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI08)

Características da Terra Observação do céu Usos do solo


HABILIDADE (EF03CI08)

Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


COMENTÁRIO (EF03CI08)

Observar, identificar e registrar, nesta habilidade, envolve reconhecer, listar, descrever e relatar, de forma sistemática, os momentos nos quais é possível visualizar o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas no céu.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI08)

Na elaboração do currículo, pode-se destacar habilidades como relatar e representar fenômenos astronômicos visíveis. Outros marcadores podem ser utilizados como referência aos ciclos do sol, da lua e das estrelas, como os relacionados à cultura e aos ciclos produtivos da vida no campo, no mar, nos rios, entre outros. Esta habilidade pode, ainda, ser complementada com a referência a procedimentos de investigação relacionados às escalas de tempo e à observação de astros no céu. Destaque-se que as observações de campo auxiliam no desenvolvimento desta habilidade. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com as habilidades (EF03MA17) e (EF03MA22) da Matemática, relacionadas à observação, medição e registro da passagem do tempo.


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI09)

Características da Terra Observação do céu Usos do solo


HABILIDADE (EF03CI09)

Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.


COMENTÁRIO (EF03CI09)

Comparar, nesta habilidade, requer observar, reconhecer e classificar amostras de solo da região, explorando suas características e propriedades.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI09)

Na elaboração do currículo, é possível contemplar a habilidade de classificar diferentes amostras de solo e reconhecer suas características. Para valorizar os procedimentos investigativos e o ambiente em que o estudante vive, podem ser propostas habilidades, como: identificar as cara características do solo, a partir de diferentes amostras do entorno da escola, da casa ou outros espaços, como campos, parques, estradas, jardins, as características que as compõem. Um aprofundamento importante que pode ser iniciado é a respeito do uso de diferentes escalas para realizar medições e verificações na experimentação investigativa proposta. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar, com as habilidades (EF03LP24), (EF03LP25), (EF03LP26) e (EF35LP20), da Língua Portuguesa; (EF03MA26), (EF03MA27), (EF03MA28), da Matemática; (EF03HI03), da História; (EF03GE01), da Geografia; e (EF03CI06) da própria Ciência, associadas à coleta, leitura, comparação e interpretação de dados, com apoio de recursos multissemióticos (listas, tabelas, ilustrações, gráficos).


OBJETO DE CONHECIMENTO (EF03CI10)

Características da Terra Observação do céu Usos do solo


HABILIDADE (EF03CI10)

Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.


COMENTÁRIO (EF03CI10)

Identificar, nesta habilidade, envolve reconhecer, comparar e classificar as características do solo que permitem diferenciar o seu uso.


POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO (EF03CI10)

Na elaboração do currículo, correlacionando esta habilidade à habilidade (EF03CI09), pode-se privilegiar a investigação por meio de procedimentos relativos a conhecer diferentes possibilidades do uso do solo e reconhecer a importância de sua utilização em diferentes aspectos da vida. É possível , ainda, propor habilidades referentes a comparações entre amostras ou listas de características de solos em condições do ambiente não cultivado, com ou sem presença de vegetação, de solos com plantio ou já alterados pela atuação humana. Nesse sentido, valorizar o ambiente em que o estudante vive como ponto de partida para a coleta de amostras ou de informações traz uma aproximação e significação importante para a aprendizagem. Também podem ser incluídas as questões relacionadas à educação ambiental e à saúde na promoção da qualidade de vida. Há, aqui, oportunidade de trabalho interdisciplinar com a habilidade (EF03GE05), da Geografia, relacionada à identificação de produtos naturais e cultivados em diferentes lugares e suas implicações nas formas de trabalho.


Competências específicas de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental

  1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.
  2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
  4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
  5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
  6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
  7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.
  8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.