Sugestões e Dicas para Trabalhar Ditados
Trabalhando com Ditados
DITADO COM IMAGENS
O professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra. Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.
DITADO COM DICAS
O professor dá as "dicas" para o aluno descobrir a palavra. " É amarelo, redondo e ilumina a Terra". (Sol) " É cheiroso e usamos para tomar banho".(sabonete) Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.
DITADO RELÂMPAGO
Este ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas. Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro. O aluno lê a palavra. O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra. Depois, o professor mostra a palavra.
AUTO DITADO
Os alunos escrevem uma lista de palavras que quiserem. Eles gostam muito deste tipo de ditado e ao fazê-lo aumentam sua auto-confiança, procurando melhorar cada vez mais e errar menos.
DITADO DE MEMÓRIA VISUAL
O professor mostra uma gravura com desenhos de diversos objetos, animais, tipos de alimentos, frutas, etc. É dado um tempo para os alunos memorizarem os objetos que constam na gravura. Depois, o professor retira a gravura e os alunos procuram escrever os nomes dos objetos. Quem escrever mais palavras será o campeão. Variação: em vez de mostrar desenhos ou gravuras, o professor mostrará um grupo de palavras de treinos ortográficos estudados pelos alunos.
DITADO COCHICHO
O professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro. Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação. Os alunos lêem a palavra em voz alta. Os alunos escrevem a palavra. Depois, conferem se escreveram a palavra certa.
DITADO DESENHADO
Ler as palavras das fichinhas e fazer os desenhos correspondentes nos quadrinhos.
DITADO RECORTADO
Colar ou copiar no lugar certo das palavras correspondentes aos desenhos.
DITADO ADEDANHA
O professor sorteia uma letra do alfabeto. Os alunos vão escrever nomes: animal, planta, objeto, etc.
DITADO DE BINGO
O professor prepara as cartelas do bingo com as palavras. Os alunos marcam com um X as palavras que forem sorteadas.
DITADO ENIGMÁTICO
Escrever somente a 1ª letra do desenho e descobrir as palavras. EX: desenhos peteca, olho, rato, tartaruga, anel. P O R T A
DITADO SURPRESA
Coloque alguns objetos dentro de uma caixinha bem bonita e passe durante a aula pela sala. As crianças vão tirando os objetos e escrevendo sua lista.
DITADO LACUNADO
O aluno recebe a cópia de um texto do qual foram retiradas algumas palavras. Sua tarefa é acompanhar a leitura do professor e completar as lacunas. A atividade permite ao professor selecionar os aspectos que pretende explorar, como palavras acentuadas, r ou rr, l ou u, s ou ss, por exemplo. Outra maneira de trabalhar com o ditado lacunado é envolver os alunos na seleção de palavras que eles considerem difíceis. Em geral essas palavras são aquelas em que há o emprego de letras rivais para uma mesma posição. Um grupo de alunos seleciona previamente as palavras que devem ser omitidas da cópia e dita o texto aos demais. Depois outro grupo realiza a tarefa.
DITADO EM DUPLAS
O professor seleciona um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.
JOGO DE DITADO
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.
DITADO COM ADIVINHAÇÕES
Você cria quadrinhas com características de determinados objetos, animais, os alunos tem que descobrir do que você está falando e escrever o nome. Ex.: sou pequena, redonda e faça a alegria dos meninos. Sou a ______
DITADO MUSICAL
Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela pára, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.
DITADO COMPLETANDO FRASES
A professora escreve uma frase incompleta e dá 2 ou 3 opções de palavras para que os alunos completem a frase. Essas palavras não são escritas. Ex.: A casa é__________. (pequena, amarela, bonita). Pode aumentar o grau de dificuldade pedindo que completem a frase com duas palavras.
DITADO RELÂMPAGO DE FRASE
A professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.
JOGO DE DITADO
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.
DITADO COM APOIO
Colocar um cartaz com as sílabas, acentos, r, s, n, m, l, u e vogais. Ao falar uma palavra, apontar para as sílabas da mesma. Em seguida as crianças escrevem a palavra ditada. Funciona como um “jogo da memória”.
DITADO SOLETRADO
Dito a palavra e as crianças soletram sílaba por sílaba. Isso tem auxiliado bastante o processo de construção de escrita de minhas crianças. Durante o ditado costumo lançar perguntas como: é com z ou s? x ou ch? porque? porque l e não u? Mesmo os que ainda não conseguem escrever de forma convencional, conhecendo as letras do alfabeto, conseguem acertar a maioria das palavras e isso gera maior estímulo e confiança. Temos que ver a forma de ditado que dá melhores resultados em nossa sala de aula. De repente, o que é bom para minha sala não o é para a sua. As turmas são diferentes. O ano passado meus alunos gostavam de ditado em ordem alfabética. Cada aluno ditava uma palavra seguindo a ordem alfabética para não ter bagunça um dia seguíamos a ordem da chamada e outro dia as fileiras de carteiras.