Elásticos na lata.




Com uma lata e vários elástico em mãos, peça para a criança colocar o elástico na lata. Você pode fazer a primeira vez para a criança aprender e depois deixe-a fazer sozinha.

Esta atividade é excelente para que a criança possa desenvolver bem o fortalecimento dos dedos ao abrir o elástico e colocar ao redor da lata, além de trabalhar a coordenação motora fina.

Antes do intervalo, você pode desafiar as crianças a colocar a maior quantidade de elásticos na lata antes do horário do lanche. Assim a brincadeira fica muito mais divertida e também ajuda a desenvolver a capacidade de quantificar.



Brincando com bloquinhos de papel Post-it.




Nessa brincadeira de colar o post-it, a criança já começa a desenvolver o movimento de pinça com o indicador e o polegar para pegar o post-it e colocar em outro lugar. Esse movimento de pinça vai ser fundamental para a criança aprender a recortar e a escrever quando for mais velha.

Colando e descolando o post-it, a criança desenvolve a coordenação motora fina e coordenação olho/mão. Outras variações desta atividade podem ser feitas para crianças maiores.



Você pode por exemplo, escrever números ou letras no post-it e pedir para criança cola-los em ordem ou se divertir formando diversos desenhos com o post-it, desenvolvendo assim a criatividade.



Usando prendedor de roupa.




Estique um barbante de um lado para o outro, formando um pequeno varal e coloque vários prendedores e fitas de papel ou tecido no chão, e peça para criança colocar as fitas penduradas no barbante com os prendedores. Essa atividade também trabalha o movimento de pinça.

Você também pode pedir para criança prender pequenas peças de roupa, de verdade ou feitas com papel, para usar na atividade.

Essa atividade pode ter muitas variações, a criança pode pendurar as fitas por ordem de tamanho ou por determinada cor escolhida, desenvolvendo ainda mais as capacidades cognitivas dos pequenos.