Competências específicas de matemática para o Ensino Fundamental

  1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
  2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
  3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
  4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
  5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
  6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
  7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
  8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Conteúdo

Números no dia a dia
Comparação de Quantidades
Representação de Quantidades
Números de 1 a 9
Número 0
Número 10
Em cima e embaixo
Frente, atrás e entre
Dentro e fora
Longe e perto
Direita e Esquerda
Mesmo sentido e sentido oposto
Maior e menor
Antes e depois
Adição
Subtração
Sequência numérica
Dezena
Números até 100
Padrões
Figuras planas e não planas
Localização
Sistema de medidas
Calendário
Horas
Sistema monetário brasileiro

Unidades Temáticas de matemática 1 ano do fundamental alinhada a BNCC


Números


OBJETO DE CONHECIMENTO

Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente. Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.

HABILIDADE

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.

HABILIDADE

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100) Reta numérica

HABILIDADE

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Construção de fatos básicos da adição.

HABILIDADE

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Composição e decomposição de números naturais.

HABILIDADE

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

HABILIDADE

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


Álgebra


OBJETO DE CONHECIMENTO

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências.

HABILIDADE

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Sequências recursivas: observação de regras usadas utilizadas em seriações numéricas (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, por exemplo).

HABILIDADE

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.


Geometria


OBJETO DE CONHECIMENTO

Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.

HABILIDADE

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, embaixo, é necessário explicitar-se o referencial.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico.

HABILIDADE

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais.

HABILIDADE

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.


Grandezas e medidas


OBJETO DE CONHECIMENTO

Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida não convencionais.

HABILIDADE

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário.

HABILIDADE

(EF01MA16) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas

HABILIDADE

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.


Probabilidade e estatística


OBJETO DE CONHECIMENTO

Noção de acaso

HABILIDADE

(EF01MA20) Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples.

HABILIDADE

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.


OBJETO DE CONHECIMENTO

Coleta e organização de informações Registros pessoais para comunicação de informações coletadas.

HABILIDADE

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.