8 estratégias para lidar com o estresse em professores

Muitas vezes nos deparamos com várias situações consideradas estressantes devido à natureza de nossa profissão. Seja devido a problemas com os alunos, nossos colegas, pais ou uma carga de trabalho excessiva, os educadores precisam desenvolver técnicas adequadas para lidar com esses problemas. Note-se que a atenção de um especialista deve estar dentro de suas prioridades, especialmente se você perceber que essa situação está afetando sua vida diária. Aqui estão 8 estratégias para lidar com o estresse nos professores.

1 - Tente manter os problemas em perspectiva. Esta é provavelmente a estratégia mais eficaz que nós professores podemos implementar.

2 - Procure o lado cômico das coisas. Um senso de humor é quase um pré-requisito para o bem-estar de todo professor.

3 - Tente executar técnicas de relaxamento após o trabalho. Encontre espaços para fazer exercícios de meditação. Isso ajudará a melhorar sua atenção, aprimorar o controle sobre os processos mentais, aumentar sua capacidade de controlar emoções e proporcionar relaxamento físico.

4 - Faça atividade física. Se você não medita, tente ter outro tipo de atividade depois do dia escolar. Uma boa alternativa é dar um passeio, ir à academia, dançar etc.

5 - Reconheça suas próprias limitações. A personalidade influencia nossa maneira de nos envolver emocionalmente em várias situações. Conheça a si mesmo e aprenda a dizer NÃO.

6 - Fale sobre seus problemas com outras pessoas, expresse seus sentimentos. O suporte do seu ambiente é decisivo na redução do estresse.

7 - Planeje suas aulas a tempo e defina prioridades. O estresse geralmente responde a uma sobrecarga de trabalho. Avalie suas prioridades e, repetimos, aprenda a dizer NÃO.

8 - Levar uma vida pessoal equilibrada. Mantenha uma dieta saudável, evite café, álcool e tabaco antes de dormir.

Fonte: “Antiestrés Para Profesores” de Chris Kyriacou, Editorial Octaedro, Barcelona - Espanha