7 dicas para promover o gosto pela leitura
Dicas para fomentar a leitura em seus alunos
A leitura promove o desenvolvimento psicológico e afetivo das crianças, além de permitir que elas experimentem sensações que as ajudarão a aprender e amadurecer. Sabemos que a leitura melhora a capacidade linguística do ser humano e, embora existam hábitos que começam em casa, como professores, podemos ser decisivos nos fundamentos do futuro leitor adulto.
Aqui estão algumas dicas para incentivar o gosto pela leitura na sala de aula.
1 - Leitura pré-escolar. Para os pequenos, que ainda não sabem ler, é muito relevante incentivar a leitura. Uma ideia é ler para eles histórias que capturam seu interesse, que eles veem que isso faz parte de um livro. Dessa forma, eles estarão interessados em encontrar as histórias por conta própria.
2 - Faça com que se percebam como leitores. Diferença entre uma rotina e um hábito tedioso, criando espaço na sala de aula para que todos possam ler. Esse espaço deve ser sistemático, ou seja, todos os dias, ao mesmo tempo. Os alunos perceberão a si mesmos como leitores, uma visão que os acompanhará na adolescência.
3 - Nunca use o silêncio como punição lendo um texto. Isso os fará perceber a leitura como desagradável e eles não vão querer fazer isso sozinhos.
4 - Mude o ponto de vista. Se queremos tornar essa experiência algo agradável e duradouro ao longo do tempo, devemos distinguir o que pode ser menos tedioso e mais interessante para os alunos. Se o programa exigir um texto que, esperamos, tenha uma baixa recepção, incentivemos o interesse a ele cruzando estímulos (assistindo a um filme ou peça que fale sobre algo semelhante, associando a história a um tópico de seu interesse etc.)
5 - Proporciona uma diversidade temática. Como professores, entendemos que cada criança é um mundo diferente e, portanto, este ponto é essencial para capturar o interesse da maioria (se não de todos) dos alunos. Leve-os à biblioteca para que eles saibam que há um mundo de histórias divertidas para ler.
6 - Dramatize as histórias. Selecione um fragmento de um texto que possa ser interessante para você. Discuta com antecedência e peça a alguns alunos que leiam em voz alta, da maneira mais expressiva possível. Isso irá gerar interesse e fazer com que eles se divirtam.
7 - Compartilhe os gostos. O fato de crianças e adolescentes compartilharem o gosto pela leitura entre os colegas gera um sentimento de pertencimento. Um bom exercício para incentivar esta atividade seria motivar cada aluno a comentar sobre o que está lendo, por que o escolheu e o que é mais impressionante nesse livro. Dessa forma, também promovemos decisões, gostamos e atraímos o interesse daqueles que ainda não se atrevem a ler por conta própria.
Fontes: guioteca.com e abc.es