Planejamento Anual Jardim 2

Plano anual para Jardim 2 - Planejamento anual completo


PLANO DE ENSINO Turma: Jardim II

Áreas de conhecimento

- Conhecimento Lingüístico:

• . Linguagem oral

• . Linguagem escrita

-Artes:

• Expressão plástica

• Expressão corporal

• Música

- Matemática

- Conhecimento de Mundo:

• . Ciências naturais

• . Ciências sociais

Objetivos:

- Conhecimento Lingüístico:

• Saber usar a língua como veículo de comunicação;

• Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização;

• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;

• Expandir a capacidade de criação;

• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário;

• Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;

• Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato;

• Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa;

• Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais;

• Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais;

• Desenvolver a coordenação motora;

• Desenvolver a criatividade;

• Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.

Estratégias:

• Roda da conversa;

• Utilização de crachá;

• Alfabeto móvel;

• Confecção de cartazes;

• Atividades mimiografadas;

• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.

• Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.);

• Leitura compartilhada;

• Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc);

• Pesquisa, recorte e colagem.

Objetivos:

- Matemática:

• Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências;

• Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano;

• Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade;

• Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc).

Estratégias:

• Exploração do calendário;

• Bingo de números e quantidades;

• Uso de material concreto para contagem;

• Atividades mimiografadas;

• Jogos diversos;

• Brincadeiras;

• Pesquisas, recorte e colagem.

Objetivos:

- Artes:

• Produzir trabalhos utilizando a linguagem artística, o cuidado e respeito pelo processo de criação pessoal e coletiva;

• Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção;

• Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas;

• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;

• Conhecer e ordenar seus movimentos;

Estratégias:

• Propiciar atividades plásticas, que utilizem materiais diversificados, criando um ambiente de uso coletivo e organização dos materiais, assim como de apreciação dos próprios trabalhos e dos colegas;

• Ouvir as músicas para apreciação;

• Cantar vivenciando os movimentos da música;

• Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades.

Objetivos:

- Conhecimento de Mundo:

• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;

• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;

• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Estratégias:

• Roda da conversa;

• Confecção de cartazes;

• Atividades mimiografadas;

• Atividades que envolvam a observação;

• Levantamento dos conhecimentos prévios;

• Uso de músicas e filmes sobre o tema;

• Pesquisas, recortes e colagens.

Projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo:

1. Artes:

• 1º semestre – Tarsila do Amaral.

• 2º semestre – Romero Brito.

2. Eca:

• Mês de outubro.

3. Movpaz:

• Todo o ano letivo.

Fevereiro

Tema: Identidade – Família – Valores

Justificativa:

Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si.

Objetivos específicos:

• Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene;

• Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la;

• Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral:

• histórias;

• Interações através da linguagem;

• descrição de cenas em família;

• conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres.

. Linguagem escrita:

• desenho da criança, familiares.

• reconhecimento e escrita do nome;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:

• massa de modelar;

• giz de cera;

• quebra-cabeça e colagem do corpo humano;

• recorte com a mão e tesoura;

• uso correto da cola;

• colagem de papel picado.

. Expressão corporal e musical:

• movimento do corpo com uso de música;

• brincadeiras sobre valores;

• músicas envolvendo o nome das crianças.

Matemática:

• número de irmãos;

• relações de parentesco;

• seriação (tamanho, idade);

• classificação (objetos de uso da família);

• exploração de conhecimento do corpo;

• noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;

• noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano);

• simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso);

• figura geométrica (quadrado);

• cores primárias;

• seriação dos familiares: mais velho, mais novo.

Conhecimento de Mundo:

. Ciências naturais:

• ser humano;

• conhecimento das etapas da vida;

• conhecimento das partes do corpo;

• exploração dos órgãos dos sentidos;

• necessidades do homem (água, alimento, ar);

• higiene do corpo.

Ciências naturais:

• conhecimento das verduras, legumes, frutas;

• como consumi-los;

• como são preparados;

• características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc).

. Ciências sociais:

• os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc):

• quem produz;

• onde vende.

• trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras);

• as diferentes profissões;

• qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos);

• ser generoso (Projeto Movpaz).

Junho

Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural

Justificativa:

Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina.

Objetivos específicos;

• Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas;

• Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral:

• músicas típicas;

• lendas;

• origem da quadrilha;

• fogos de artifício, balão, bombinha;

• instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc);

• a origem da festa junina (folclore).

. Linguagem escrita:

• pesquisa de comidas típicas;

• convites;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:

• recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu).

• quebra cabeça;

• construção de dobraduras juninas;

• cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc);

• confecção de bandeirinhas.

. Expressão corporal e musical:

• danças juninas;

• movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas;

• cantar músicas folclóricas com gestos.

Matemática:

• quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas), doces, etc);

• estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado;

• sequenciação de formatos de bandeirinhas.

. Ciências naturais:

• alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc);

• como é o sítio;

• como é a cidade.

. Ciências sociais:

• a importância do trabalho agrícola;

• a interdependência da zona urbana e rural;

• ouvir para compreender (Projeto Movpaz).

Julho

Tema: Revisão dos conteúdos anteriores

Justificativa:

Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social.

Objetivos específicos:

• Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral:

• ampliação do vocabulário;

• conversas sobre os trabalhos;

• histórias.

. Linguagem escrita:

• escrita de palavras significativas;

• desenhos de histórias;

• desenho livre.

. Expressão plástica:

• recorte/colagem;

• trabalho com massinha (livre);

• pintura (livre);

• cores (mistura de cores já trabalhadas).

. Expressão corporal e musical:

• brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc;

• localizar a direção do som.

Matemática:

• números (referente aos conteúdos já trabalhados);

• jogos.

.Conhecimento natural:

• alimentos;

• higiene.

. Conhecimento social:

• trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala.

Agosto

Tema: Folclore – Dia dos Pais – Água

Justificativa:

Valorizar e respeitar o pai.

Objetivos: específicos:

• Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano;

• Levar os alunos a valorizarem a figura paterna;

Conteúdo;

Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral;

• músicas típicas (Folclore);

• histórias;

• lendas;

• pesquisa e música para o Papai.

. Linguagem escrita:

• desenho (folclore);

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:

• dobraduras;

• pintura – lembrança para o Papai;

• modelagem;

. Expressão corporal e musical:

• brincadeiras folclóricas;

• executar movimentos simples de braços imitando o professor;

• músicas populares e comemorativas.

Matemática:

• localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc;

.Conhecimento natural:

• importância da água no meio ambiente;

• peixes;

• lixo.

. Conhecimento social:

• importância da água na vida das pessoas;

• promover um consumo responsável (Projeto Movpaz).

Setembro

Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano

Justificativa:

Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo.

Objetivos específicos:

• Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral:

• música;

• histórias;

• pesquisa.

. Linguagem escrita:

• desenho;

• produção de álbuns;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;

• colagem de galhos;

• confecção de dobraduras;

• pintura com esponja.

. Expressão corporal e musical:

• dramatização das estações do ano;

• escutar músicas clássicas.

Matemática:

• noções de números (trabalho com diferentes, quantidade);

• classificação (folhas, sementes);

• percepção da forma como atributo dos objetos;

• seqüências (trabalhar com sementes);

• comparação de quantidades;

• seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite).

.Conhecimento natural:

• clima (em cada estação);

• dia e noite;

• partes da planta;

• plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar).

. Conhecimento social:

• as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade);

• redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz).

Outubro

Tema: Criança – animais

Justificativa:

Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável.

Objetivos: específicos:

• Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos;

• Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral.

• músicas diversas;

• histórias;

• conversas interativas;

• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:

• desenho (montagem de cartaz);

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:

• montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc);

• construção (brinquedos);

• pintura com giz molhado;

• dobraduras de animais.

. Expressão corporal e musical:

• brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc);

• representação (teatro, música).

Matemática:

• seqüências (figuras geométricas, brincadeiras);

• seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc).

.Conhecimento natural:

• a criança (ECA - cuidado com a alimentação, higiene, saúde);

• cuidados com os animais-posse responsável;

• características de animais.

. Conhecimento social:

• a criança (ECA - direitos e deveres);

• animais na vida do homem (trabalho, alimentação);

• preservação dos animais (animais em extinção);

• rejeitar a violência (Projeto Movpaz)

Novembro

Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito

Justificativa:

Valorizar todas as pessoas mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando o respeito à diversidade e mostrar a importância da obediência dos sinais de trânsito para a segurança.

Objetivos: específicos:

• Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade;

• Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral:

• histórias;

• conversas interativas;

• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:

• produção de álbuns;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;

• desenho.

. Expressão plástica:

• pinturas;

• montagem (semáforo);

• construção com sucata (carrinho, caminhão, etc);

• massa de modelar;

• Construção de painel sobre diversidade cultural.

. Expressão corporal e musical:

• brincadeiras;

• dramatização (sinais de trânsito);

• participação de jogos cantados.

Matemática:

• correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc);

• noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica);

• idéia de quantidade;

• idéia de juntar e tirar quantidades.

.Conhecimento natural:

• importância da boa convivência com pessoas diferentes;

• a poluição (ônibus, carro, trem, etc).

. Conhecimento social:

• as ruas, avenidas, pistas (utilização);

• reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura;

• respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz).

Dezembro

Tema: Natal (paz, amor, respeito).

Justificativa:

Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal.

Objetivos específicos:

• Conhecer o verdadeiro significado do Natal.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral:

• músicas natalinas e hino;

• histórias;

• conversas.

. Linguagem escrita:

• desenho (cartão);

• produção de livros;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;

. Expressão plástica:

• confecção de cartões;

• pinturas;

• montagem de árvore de natal;

• dobraduras;

• construção de painel com tema Movpaz.

. Expressão corporal e musical:

• dança;

• representação;

• brincadeiras.

Matemática:

• seqüências numéricas (bolas coloridas);

• cores (enfeites).

.Conhecimento natural;

• alimentação (festa natalina);

• calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.

. Conhecimento social:

• reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc;

• costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.

ROTINA

• 7:00 as 8:00 entrada das crianças;

• 8:00 as 8:30 higiene e café da manhã;

• 8:30 as 9:00 roda: músicas, história do dia, cartaz do tempo, calendário, aniversariantes, oralmente (dias da semana, meses do ano, alfabeto, contagem de rotina na ordem crescente e decrescente), escrita na lousa pela professora do nome do ajudante do dia, letra inicial, final, contagem de quantas letras e sílabas possuem o nome, explicação das atividades a serem realizadas no dia;

• 09:00 as 10:00 atividades pedagógicas;

• 10:00 as 10:30 recreação;

• 10:30 as 10:45 higiene;

• 10:45 as 11:15 almoço;

• 11:15 as 11:26 higiene;

• 11:26 as 13:10 descanso;

• 13:10 as 13:30 leite;

• 13:30 as 13:50 roda da conversa/história;

• 13:50 as 15:00 atividades pedagógicas;

• 15:00 as 15:30 jantar;

• 15:30 as 15:45 higiene;

• 15:45 as 16:00 atividades recreativas;

• 16:00 início da saída.

OBS1: As letras e numerais serão trabalhados no decorrer do ano contextualizado com o conteúdo desenvolvido.

OBS2: O planejamento é flexível.

AVALIAÇÃO

Objetivos:

A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano. Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se. É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho. Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.

0

Receba nossas atividades em seu celular!
Participe do nosso Grupo no Whatsapp!

Dinâmica da Árvore das Frases

alunoon.com.br

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Escuta, fala, pensamento e imaginação para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Escuta, fala, pensamento e imaginação para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Escuta, fala, pensamento e imaginação para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Traços, sons, cores e formas para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Traços, sons, cores e formas para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Traços, sons, cores e formas para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Corpo, gestos e movimentos para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Corpo, gestos e movimentos para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Corpo, gestos e movimentos para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

O eu, o outro e o nós para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

O eu, o outro e o nós para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

O eu, o outro e o nós para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Planejamento Anual Jardim 2

alunoon.com.br

Planejamento Anual Maternal 1

alunoon.com.br

Planejamento anual 0 a 1 ano e meio.

alunoon.com.br

Planejamento anual 4 a 5 anos

alunoon.com.br

20 Atividades Lúdicas de Matemática para Crianças

alunoon.com.br

Ideias Criativas de Decoração de Porta Escolar

alunoon.com.br

Lembrancinhas Criativas para as Férias Escolares

alunoon.com.br

Ideias Criativas com Palitos de Sorvete para Crianças

alunoon.com.br

Atividades Criativas com Prendedores de Roupa

alunoon.com.br

Lembrancinhas Criativas para o Novembro Azul

alunoon.com.br

Ideias de Manualidades com Materiais da Natureza

alunoon.com.br

Ideias para Trabalhar Cores e Coordenação Motora com Crianças

alunoon.com.br

Ideias de Atividades para Trabalhar Emoções em Sala de Aula

alunoon.com.br

Atividades de Motricidade Fina, Cores e Lógica

alunoon.com.br

Atividades Lúdicas com Números, Quantidades e Operações para Crianças

alunoon.com.br

Atividades de Psicomotricidade Fina para Crianças

alunoon.com.br

20 Atividades Variadas de Matemática

alunoon.com.br

Atividades sobre Números, Quantidades e Operações Básicas

alunoon.com.br

Ideias Artísticas para Trabalhar com Crianças

alunoon.com.br

Atividades Psicomotoras e de Motricidade Fina

alunoon.com.br

Ideias para Trabalhar o Alfabeto em Sala de Aula ou em Casa

alunoon.com.br

Atividades para Trabalhar Números e Quantidades

alunoon.com.br

Atividades Lúdicas Usando Materiais Reciclados

alunoon.com.br

Atividades de Leitura para Alfabetização Infantil

alunoon.com.br

Ideias para Trabalhar a Motricidade Fina

alunoon.com.br

Atividades Psicomotoras e de Lógica para Crianças

alunoon.com.br

Atividades de Matemática para Diversas Idades

alunoon.com.br

Atividades Artísticas com Papel

alunoon.com.br

Ideias de Atividades com Papel

alunoon.com.br

Arte Para Crianças: Atividades Criativas e Divertidas

alunoon.com.br

Arte com Papel: Atividades Criativas para Crianças

alunoon.com.br

Desenvolvendo a Motricidade Fina: Atividades Criativas

alunoon.com.br

Geometria Divertida: Atividades Lúdicas para Explorar Formas

alunoon.com.br

Estimulando a Mente: Atividades Cognitivas para Crianças

alunoon.com.br

Categorias

Datas Importantes