Traços, sons, cores e formas para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

Planejamento Anual BNCC - Traços, sons, cores e formas para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)



Campo de experiência - Traços, sons, cores e formas

Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.


Planejamento Anual alinhada a BNCC para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses), campo de experiência Traços, sons, cores e formas


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI01TS01)
Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.


Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI01TS01)
Os bebês, em suas explorações corporais e sonoras, descobrem a junção de sons, gestos e palavras, buscando dar sentido às suas ações. Por meio de diferentes situações nas quais podem movimentar-se, escutar e responder à música, experimentar um ritmo regular e explorar sons, tons e cantar, têm a oportunidade de ampliar e aprimorar suas habilidades e descobertas sobre a música e os movimentos. Nesse contexto, é importante que os bebês tenham garantidos vínculos seguros e estáveis, espaços acolhedores e desafiadores e disponibilizados ao seu alcance objetos, materiais e brinquedos diversificados e de qualidade que lhe propiciem oportunidades para explorar as diferentes formas de sons, fazendo uso de seu corpo e de todos os seus sentidos, brincando com brinquedos sonoros, com instrumentos de efeito sonoro e demais objetos do ambiente natural que produzam sons diversos. Também é importante que participem de situações nas quais possam brincar com as possibilidades expressivas da própria voz e explorar objetos buscando diferentes sons e ajustando seus movimentos corporais, como bater palma conforme o ritmo da música, acompanhar a música batendo em um objeto ou buscar sons diferentes em objetos que lhes são familiares.


Sugestões para o currículo - (EI01TS01)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para os bebês, é possível construir objetivos específicos relacionados às ações e situações nas quais exploram o som produzido pelo seu próprio corpo ou com objetos — por exemplo, brincar com o próprio corpo em atividades com músicas ou imitar a vocalização do(a) professor(a) ao cantar. O currículo pode considerar as habilidades a serem construídas a partir da interação com o outro — por exemplo, ajustar gestos ou posições de seu corpo buscando adequar-se a outras crianças ou professores(as), acompanhando o ritmo da música. O currículo local pode, ainda, destacar sons ou objetos que são típicos de sua cultura e também abordar atitudes a serem desenvolvidas, como divertir-se com a produção de sons gerada pela sua própria exploração corporal e apreciar os sons produzidos por diferentes objetos que exploram ou escutam.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI01TS02)
Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.


Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI01TS02)
Os bebês experimentam o mundo pelos seus sentidos, seu corpo, usando movimentos simples em suas explorações. Viver situações que favoreçam a relação entre suas sensações corporais ao realizar marcas em seu próprio corpo ou mesmo em diferentes suportes contribui para a experimentação de representações de seus sentimentos e emoções, bem como de sua própria imagem e experiências corporais. Convidar os bebês para explorarem as tintas, observarem as marcas que deixam, as variações das intensidades das cores, mexerem com areia e água, na terra etc., são situações privilegiadas para os bebês. Nesse contexto, é importante que os bebês realizem suas explorações em espaços seguros e desafiadores, tendo disponibilizados de forma acessível diferentes objetos, materiais e brinquedos que os convidem para diversas ações e investigações. Além disso, é importante que, em suas atividades pessoais ou com alguns colegas, sejam sempre acolhidos e observados por professores(as) atentos e responsivos às suas necessidades e interesses, bem como que possam utilizar objetos para riscar, pintar e traçar marcas que participem de situações de autoiniciativa e de escolha, envolvendo explorações de tintas e instrumentos riscantes. Essas experiências são oportunidades para que descubram, desde muito cedo, experiências artísticas, mesmo que rudimentares, além da possibilidade de explorar e investigar diferentes materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.


Sugestões para o currículo - (EI01TS02)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para os bebês, é possível construir objetivos específicos relacionados às suas ações de explorações e descobertas, como experimentar diferentes instrumentos riscantes e tipos de tintas, em diferentes suportes, deixando suas marcas gráficas. Também são interessantes objetivos relacionados à intencionalidade de realizar marcas gráficas, como explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais ao tentar realizá-las em diferentes suportes. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de tintas ou instrumentos típicos de sua região – folhas, sementes, flores, terras de diferentes cores etc.—, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas relacionadas ao aprendizado do cuidado com o próprio corpo e dos colegas nessas explorações.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI01TS03)
Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.


Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI01TS03)
Bebês aprendem com todo o seu corpo e com seus sentidos. Disponibilizar diferentes materiais e objetos que favoreçam a descoberta de diferentes sons engaja-os em suas explorações automotivadas e na aprendizagem sobre os resultados de suas ações com o corpo e com os objetos na produção de sons. Nesse contexto, é importante que o bebê, envolto em relações vinculares seguras e estáveis e em um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo desafiador, que disponibilize de forma acessível brinquedos, objetos e materiais do mundo físico e natural, participe de situações que utilizem diversos materiais sonoros e palpáveis, que lhe permitam agir de forma a produzir sons, explorar as qualidades sonoras de objetos e instrumentos musicais diversos, como sinos, flautas, apitos, coquinhos e participar de situações de brincadeiras livres ou divertir-se com canções relacionadas a narrativas, festas e outros acontecimentos típicos de sua cultura. Além disso, também é importante que participe de situações que o convidem a criar sons com o próprio corpo ou objetos/instrumentos ao escutar uma música, buscando acompanhar o seu ritmo ou apreciar brincadeiras cantadas, participando, imitando e criando gestos, explorando movimentos, fontes sonoras e materiais.


Sugestões para o currículo - (EI01TS03)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para os bebês, é possível construir objetivos específicos relacionados às ações ao explorar fontes sonoras e materiais como, por exemplo, fazer sons agitando e batendo instrumentos ou responder a sons familiares com gestos ou ações. O currículo pode construir objetivos relacionados à maior complexidade de suas habilidades ao explorar fontes sonoras — por exemplo, responder virando em direção ao som quando há mais de um estímulo sonoro presente ou coordenar habilidades motoras na exploração de sons. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de fontes sonoras, instrumentos, canções ou brincadeiras cantadas que são típicos de sua região, comunidade ou cultura local.



Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

  1. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  2. Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  3. Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  4. Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
  5. Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  6. Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
0

Receba nossas atividades em seu celular!
Participe do nosso Grupo no Whatsapp!

Dinâmica da Árvore das Frases

alunoon.com.br

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Escuta, fala, pensamento e imaginação para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Escuta, fala, pensamento e imaginação para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Escuta, fala, pensamento e imaginação para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Traços, sons, cores e formas para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Traços, sons, cores e formas para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Traços, sons, cores e formas para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Corpo, gestos e movimentos para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Corpo, gestos e movimentos para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Corpo, gestos e movimentos para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

O eu, o outro e o nós para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

O eu, o outro e o nós para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

O eu, o outro e o nós para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Planejamento Anual Jardim 2

alunoon.com.br

Planejamento Anual Maternal 1

alunoon.com.br

Planejamento anual 0 a 1 ano e meio.

alunoon.com.br

Planejamento anual 4 a 5 anos

alunoon.com.br

Atividades de Motricidade Fina, Cores e Lógica

alunoon.com.br

Atividades Lúdicas com Números, Quantidades e Operações para Crianças

alunoon.com.br

Atividades de Psicomotricidade Fina para Crianças

alunoon.com.br

20 Atividades Variadas de Matemática

alunoon.com.br

Atividades sobre Números, Quantidades e Operações Básicas

alunoon.com.br

Ideias Artísticas para Trabalhar com Crianças

alunoon.com.br

Atividades Psicomotoras e de Motricidade Fina

alunoon.com.br

Ideias para Trabalhar o Alfabeto em Sala de Aula ou em Casa

alunoon.com.br

Atividades para Trabalhar Números e Quantidades

alunoon.com.br

Atividades Lúdicas Usando Materiais Reciclados

alunoon.com.br

Atividades de Leitura para Alfabetização Infantil

alunoon.com.br

Ideias para Trabalhar a Motricidade Fina

alunoon.com.br

Atividades Psicomotoras e de Lógica para Crianças

alunoon.com.br

Atividades de Matemática para Diversas Idades

alunoon.com.br

Atividades Artísticas com Papel

alunoon.com.br

Ideias de Atividades com Papel

alunoon.com.br

Arte Para Crianças: Atividades Criativas e Divertidas

alunoon.com.br

Arte com Papel: Atividades Criativas para Crianças

alunoon.com.br

Desenvolvendo a Motricidade Fina: Atividades Criativas

alunoon.com.br

Geometria Divertida: Atividades Lúdicas para Explorar Formas

alunoon.com.br

Estimulando a Mente: Atividades Cognitivas para Crianças

alunoon.com.br

Aprendendo Cores Brincando: Atividades Lúdicas

alunoon.com.br

Criatividade Sustentável: Atividades com Recicláveis

alunoon.com.br

Diversão Matemática: Atividades Lúdicas para Aprender

alunoon.com.br

Lindas Atividades com Papel Colorido

alunoon.com.br

Ideias de Manualidades com Papel

alunoon.com.br

Atividades Psicomotoras para Crianças

alunoon.com.br

Atividades de Matemática para Crianças

alunoon.com.br

Atividades Artísticas para Crianças

alunoon.com.br

Atividades de Motricidade Fina para Crianças

alunoon.com.br

Categorias

Datas Importantes