Corpo, gestos e movimentos para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC
Planejamento Anual BNCC - Corpo, gestos e movimentos para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil
- Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
- Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
- Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
- Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
- Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
- Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Campo de experiência - Corpo, gestos e movimentos
Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).
Planejamento Anual alinhada a BNCC para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses), campo de experiência Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI03CG01)
Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI03CG01)
Para que as crianças pequenas possam criar formas diversificadas de expressão, é importante que tenham oportunidades de expressar-se de diferentes formas, seja pelo teatro, pela dança, música ou suas brincadeiras, bem como de conhecer suas características físicas, seus gostos, interesses, suas sensações e frustrações. Conhecer e aceitar suas características corporais, expressando-as de diferentes formas, é uma importante conquista para a construção de sua imagem corporal positiva. Nesse contexto, é importante que as crianças pequenas possam participar de situações, em pares ou pequenos grupos, nas quais possam se expressar de formas diversificadas, como, por exemplo, expressar-se corporalmente distinguindo emoções e sentimentos, em si mesmo e nos seus colegas, em situações cotidianas, em imagens observadas ou em narrações escutadas. É desejável também que brinquem de andar como robôs, como zumbis, como gatinhos ou como maria-mole, dentre outras formas, e que possam criar histórias e narrativas , dramatizando-as com os colegas, apropriando-se de diferentes gestualidades expressivas.
Sugestões para o currículo - (EI03CG01)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados às ações de expressões de seus sentimentos, sensações e emoções. Por exemplo, representar-se em situações de brincadeiras ou teatro, apresentando suas características corporais, seus interesses, sentimentos, sensações ou emoções ou reconhecer algumas de suas fortalezas, como noções, habilidades ou atitudes, e conseguir usá-las em suas atividades diárias. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados à habilidade de criar com o corpo formas de expressar seus sentimentos, sensações e emoções, como, por exemplo, expressar seu mundo interno por meio da representação de seus sentimentos, fantasias ou emoções, ou expressar e comunicar suas características por meio de diferentes movimentos. O currículo local pode, ainda, destacar ações típicas de sua cultura local, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas, como aceitar e valorizar suas características corporais, expressando-se de diferentes formas e construindo uma imagem positiva de si mesmo.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI03CG02)
Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI03CG02)
As crianças pequenas aprendem a aprimorar suas habilidades corporais e a adequar seus movimentos às suas intenções na medida em que os(as) professores(as) as apoiam a pensar sobre a consequência de seus movimentos e comportamentos frente às suas experiências de explorações e descobertas. Nesse contexto, é importante proporcionar práticas às crianças pequenas, em pequenos grupos, trios, pares e individualmente, em que possam testar diferentes formas de controlar e adequar o uso do seu corpo, como, por exemplo, dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando seus movimentos com os dos companheiros, usando diferentes materiais (lenços, bola, fitas, instrumentos etc.), explorando o espaço (em cima, embaixo, para frente, para trás, à esquerda e à direita) e as qualidades do movimento (rápido ou lento, forte ou leve), a partir de estímulos diversos (proposições orais, demarcações no chão, mobiliário, divisórias no espaço etc.). É importante, também, participarem de situações em que possam regular e adaptar seu comportamento em função das necessidades do grupo e/ou de seus colegas em situações de interação e em função das normas de funcionamento do grupo, conquistando progressivamente a autorregulação de suas ações.
Sugestões para o currículo - (EI03CG02)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados às situações que implicam o controle e a adequação do uso do corpo. Por exemplo, adaptar seus movimentos às situações proporcionadas nas brincadeiras coletivas, de pequenos grupos ou duplas, participar de conversas em pequenos grupos escutando seus colegas e esperando a sua vez de falar ou adequar seus movimentos aos de seus colegas em situações de brincadeiras com o ritmo da música ou da dança. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados à complexidade das habilidades exigidas nas situações que implicam controle e uso do corpo, como, por exemplo, movimentar-se fazendo uso de diferentes movimentos corporais cada vez mais complexos; movimentar-se seguindo orientações dos(as) professores(as), de outras crianças ou criando suas próprias orientações; e movimentar-se seguindo uma sequência e adequando-se ao compasso definido pela música ou pelas coordenadas dadas por seus colegas em brincadeiras ou atividades em pequenos grupos. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de situações ou brincadeiras de sua cultura local em que essas habilidades se fazem necessárias, além de abordar atitudes desenvolvidas nessas situações, como valorizar o esforço em adequar seus movimentos corporais aos de seus colegas em situações de brincadeiras ou atividades coletivas.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI03CG03)
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI03CG03)
As crianças pequenas têm um forte interesse por se expressar por meio de movimentos. Desde bebês, seus movimentos são formas de explorar e descobrir o mundo ao seu redor e, por meio dessas ações, ao longo do tempo, acumulam uma diversidade de movimentos conhecidos. Considerando que as crianças pequenas já são capazes de recuperar imagens e lembranças passadas, pois já desenvolveram sua capacidade de representação, o uso do movimento para se expressar passa a ser mais uma linguagem de que as crianças lançam mão para se expressar, comunicar e continuar suas explorações e descobertas sobre o mundo. Nesse contexto, é importante que as crianças pequenas possam participar de situações relacionadas à criação de movimentos, gestos, olhares e mímicas, e possam criar formas de expressar suas preferências, interesses e necessidades afetivas, bem como que possam também participar de situações em que fruem, descrevem, avaliam e reproduzem apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal (circo, esportes, mímica, teatro etc.) feitas por adultos amadores e profissionais ou por outras crianças; teatralizem histórias conhecidas para outras crianças e adultos apresentando movimentos e expressões corporais adequados às suas composições; encenem histórias com bonecos, fantoches ou figuras de sombras destacando gestos, movimentos, voz, caráter dos personagens etc.
Sugestões para o currículo - (EI03CG03)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para os currículos e/ou propostas curriculares, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados às ações que envolvem um uso criativo dos movimentos. Por exemplo, envolver-se em situações nas quais façam utilizem criativamente os seus movimentos, solucionar problemas relacionados a eles ou explorar movimentos corporais ao dançar e brincar. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados à complexidade dessas ações, como, por exemplo, criar movimentos dançando ou dramatizando para expressarem-se em suas brincadeiras, combinar seus movimentos com os de outras crianças e explorar novos movimentos usando gestos, seu corpo e sua voz. O currículo local pode, ainda, trazer objetivos específicos de aprendizagem e desenvolvimento relacionados com brincadeiras e atividades artísticas típicas de sua cultura local ou abordar atitudes a serem desenvolvidas, como ter prazer em criar movimentos e gestos ao brincar, dançar, representar etc.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI03CG04)
Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI03CG04)
Conforme as crianças pequenas ganham consciência de si, passam a reconhecer-se como sujeito ativo, capaz de criar e se cuidar com independência do outro. Primeiramente, as crianças pequenas se encantam com as descobertas das ações que conseguem fazer e, na sequência, com a descoberta de que podem fazer coisas sozinhas. Nesse contexto, aprender sobre o cuidado com seu próprio corpo e valorizar suas ações de protagonismo e independência nessas situações é uma importante conquista para as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças nessa faixa etária. Portanto, é importante que elas tenham oportunidade de participar de experiências relacionadas à adoção de hábitos de autocuidado, observando de que forma isso impacta seu corpo, observando hábitos dos(as) professores(as) e de outras crianças, por exemplo, relacionados a cuidados básicos, ou participando de situações em que reconhecem e fazem uso de noções básicas de cuidado consigo mesmas, como colocar o casaco ao sentir frio, limpar o nariz quando está escorrendo, ir ao banheiro quando sente vontade ou limpar o prato e guardá-lo junto com os talheres no local indicado ao terminar de comer.
Sugestões para o currículo - (EI03CG04)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados às ações e hábitos a serem desenvolvidos pelas crianças. Por exemplo, realizar, de forma independente, ações de cuidado com o próprio corpo — buscar água quando sente sede, identificar e valorizar alguns alimentos saudáveis, reconhecer e fazer uso de noções básicas de cuidado consigo mesmo ou servir-se e alimentar-se com independência. O currículo local pode, ainda, trazer objetivos específicos relacionados a hábitos de sua cultura local, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas, como interessar-se por participar do cuidado dos espaços coletivos da escola, como o banheiro e o refeitório.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI03CG05)
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI03CG05)
Para as crianças pequenas, coordenar suas habilidades manuais, alcançando produtos como resultados de suas intenções, não é um processo fácil. As crianças pequenas se interessam pelo desafio, pela manipulação e exploração de diferentes materiais e, a partir da variedade de práticas e do tempo dedicado a elas, têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conquistar outras novas, ampliando suas possibilidades e recursos ao aprender sobre o mundo à sua volta. Nesse contexto, é importante que as crianças pequenas possam participar de situações que envolvam a coordenação de habilidades manuais, como, por exemplo, circular pelo ambiente em que convivem e pegar objetos, brinquedos que estão em posições e alturas diferentes, posicionados estrategicamente pelo(a) professor(a), e também manipular objetos de diferentes tamanhos e pesos, em situações que envolvam habilidades manuais, tais como: empilhar, encaixar, rosquear e pinçar, chutar, arremessar e receber.
Sugestões para o currículo - (EI03CG05)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados às habilidades manuais de menor complexidade. Por exemplo, manipular objetos de diferentes tamanhos e pesos, explorar materiais com barro, massinha de modelar etc., buscando reproduzir modelos, manipular objetos pequenos construindo brinquedos ou jogos e utilizar instrumentos como palitos, rolos e pequenas espátulas nas suas produções com cada vez maior destreza. O currículo local pode, ainda, trazer objetivos específicos relacionados a práticas características de sua cultura local, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas, como ter prazer em realizar conquistas relacionadas às suas habilidades manuais.
0
Receba nossas atividades em seu celular!
Participe do nosso Grupo no Whatsapp!
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
alunoon.com.br
Categorias
- Alfabeto
- Alfabeto de Parede
- Alimentação
- Areia colorida
- Arte com materiais naturais
- Artes
- Atividades com Papel
- Caça Palavras
- Caça-figuras
- Calendário
- Carta
- Completar desenho
- Contagem
- Coordenação Motora
- Coordenadas
- Decoração
- Emoções
- Etiquetas
- Figuras Geométricas
- Historinhas
- Ideias de atividades
- Jogo dos 7 erros
- Labirinto
- Lembrancinhas
- Linhas e Barbantes
- Literatura
- Mascara
- Matemática
- Moldes EVA
- Montessori
- Música
- Painéis para sala de aula
- Palavras cruzadas
- Palito de Sorvete
- Para Colorir
- Para Imprimir
- Pintura Dirigida
- Planejamento Anual
- Poemas
- Pontilhado
- Portas Decoradas
- Psicomotricidade Fina
- Quebra-Cabeça
- Reciclaveis
- Recorte
- Regras para sala de aula
Datas Importantes
- Carnaval
- Consciência Negra
- Descobrimento da América
- Dia da Água
- Dia da Árvore
- Dia da Bandeira
- Dia da Escola
- Dia da Família
- Dia da Mulher
- Dia da Música
- Dia das Bruxas
- Dia das Crianças
- Dia das Mães
- Dia do Amigo
- Dia do Circo
- Dia do Estudante
- Dia do Índio
- Dia do Livro
- Dia do Soldado
- Dia do Trabalho
- Dia dos Avós
- Dia dos Pais
- Dia dos Professores
- Dia internacional das Florestas
- Festa Junina
- Folclore
- Independência
- Inverno
- Meio Ambiente
- Nações Unidas
- Natal
- Páscoa
- Primavera
- Trânsito
- Verão