Traços, sons, cores e formas para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

Planejamento Anual BNCC - Traços, sons, cores e formas para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)



Campo de experiência - Traços, sons, cores e formas

Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.


Planejamento Anual alinhada a BNCC para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), campo de experiência Traços, sons, cores e formas


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI02TS01)
Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.


Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI02TS01)
Desde bebês, as crianças escutam e reagem à música com movimentos e outras manifestações. As crianças bem pequenas se interessam por conhecer as canções, reproduzi-las ou inventar pequenos versos a partir das canções conhecidas. Ao escutar a música, envolvem-se com seu corpo e buscam mover-se no compasso da canção. Os materiais sonoros exercem grande interesse nas crianças bem pequenas, sejam eles instrumentos ou objetos comuns. Em suas explorações, buscam descobrir e criar sons e acompanhar o ritmo da música. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas participem de diversas situações que as convidem a produzir sons, utilizar o próprio corpo, como ao bater palmas, os pés, de forma ritmada, com o auxílio de outras crianças e professores(as) e também utilizando objetos diversificados. É importante, ainda, que possam explorar diferentes fontes sonoras e reconhecer sua ausência ou presença em diferentes situações ou expressar-se utilizando diferentes instrumentos musicais, ritmos, velocidades, intensidades, sequências de melodia e timbres em suas brincadeiras, nas danças ou em interação em duplas, trios ou pequenos grupos, e que possam também demonstrar sua preferência por determinadas músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira e de outras culturas: canções, acalantos, cantigas de roda, brincos, parlendas, trava-línguas etc.


Sugestões para o currículo - (EI02TS01)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados às suas explorações em busca de descobrir novos sons, como brincar com materiais, objetos e instrumentos musicais, imitar, inventar e reproduzir criações musicais ou explorar novos materiais buscando diferentes sons para acompanhar canções que lhes são familiares, buscar adequar os sons produzidos com os diferentes objetos ou instrumentos ao ritmo da música ou diferenciar sons dos objetos sonoros e dos instrumentos musicais. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de instrumentos musicais, objetos ou canções que são típicos da cultura local, e também criar objetivos relacionados à apreciação musical, ao gosto ou valorização pela diversidade de produção artística das diferentes culturas.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI02TS02)
Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.


Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI02TS02)
As crianças bem pequenas gostam de criar reproduções de pessoas e coisas utilizando diferentes materiais, como argila, massa de modelar, areia etc. Suas explorações relacionando o reconhecimento das propriedades dos materiais com as representações que têm dos objetos, pessoas ou animais as engajam em produções cada vez mais intencionais, como, por exemplo, um pedaço de massinha esticado representando uma cobra. Além disso, contribuem para a compreensão sobre as coisas que querem representar e também para o aprimoramento das habilidades necessárias ao manuseio dos diferentes materiais e instrumentos. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas participem de situações nas quais tenham a oportunidade de utilizar diferentes materiais para criar objetos tridimensionais, que podem ser feitos com palitos de madeira, papéis diversos e outros materiais disponíveis na escola e/ou fáceis de serem encontrados, criando, assim, formas diversas. É importante também que possam criar objetos bidimensionais e tridimensionais a partir de materiais como argila, barro, massa de modelar, papel e tinta ou explorar as características de objetos e materiais — odores, sabores, sonoridades, texturas, formas, pesos, tamanhos e posições no espaço — ao utilizar materiais como argila, barro, massa de modelar, papel, tinta etc.; e formas tridimensionais nas brincadeiras de montar, encaixar e empilhar.


Sugestões para o currículo - (EI02TS02)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças pequenas, a exploração e o uso de diferentes materiais é uma forma de ampliar suas noções e habilidades sobre as coisas e as pessoas que pretendem representar. É possível construir objetivos específicos relacionados a essas aprendizagens, como criar produtos com massa de modelar ou argila a partir de seu próprio repertório, explorando diferentes elementos, como forma, volume, textura etc. O currículo pode construir objetivos relacionados à habilidade no manuseio dos materiais para sua produção artística — por exemplo, explorar e aprofundar suas descobertas em relação a procedimentos necessários para modelar e suas diferentes possibilidades de manuseio a partir de sua intencionalidade. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de objetos e materiais que são típicos da região, comunidade ou cultura local, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas relacionadas ao cuidado e à apreciação pela produção própria da criança e a dos colegas.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - (EI02TS03)
Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.


Abordagem das experiências de aprendizagem - (EI02TS03)
As crianças bem pequenas estão abertas a ouvir, fazer música e se movimentar com ela. Desde bebês, são capazes de escutar os sons e responder a eles. Elas estão rodeadas por diferentes sons à sua volta: o som da chuva, do rio, dos passarinhos, das pessoas a falar, dos motores dos carros, barcos etc. Gostam de ouvir os sons, identificá-los e correspondê-los às imagens mentais que possuem sobre os objetos ou seres que os produzem. Nesse contexto, as diferentes fontes sonoras presentes no ambiente escolar ou ao seu redor são fontes de investigações para suas explorações e descobertas sobre o mundo. É importante que haja diversidade de materiais que sejam fontes de sons, como aparelhos tecnológicos, rústicos etc. para que as crianças façam novos sons e descubram novas possibilidades, que sejam convidadas a identificar e imitar sons conhecidos, como os sons da natureza (cantos de pássaros, “vozes” de animais, barulho do vento, da chuva etc.), sons da cultura (vozes humanas, sons de instrumentos musicais, de máquinas, produzidos por objetos e outras fontes sonoras) ou o silêncio, e que tenham vivências de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo ou participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ ou a improvisação musical.


Sugestões para o currículo - (EI02TS03)
Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados à produção musical e identificação de fontes sonoras. Por exemplo, explorar e reconhecer sons familiares ou explorar e identificar possibilidades sonoras de objetos de seu cotidiano ou de instrumentos musicais. O currículo pode construir objetivos relacionados à produção e à apreciação musical, como reproduzir sons ou canções conhecidas e usar em suas brincadeiras, interessar-se por canções ou brincadeiras cantadas apresentadas pelos professores(as) ou seus colegas. O currículo local pode, ainda, destacar os objetos, canções, instrumentos ou manifestações culturais que são típicas de sua cultura, região ou de outras culturas, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas, como apreciar canções e músicas de diferentes culturas ou escutar músicas de diferentes tradições culturais buscando cantar juntos e imitar os gestos comuns.



Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

  1. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  2. Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  3. Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  4. Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
  5. Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  6. Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
0

Receba nossas atividades em seu celular!
Participe do nosso Grupo no Whatsapp!

Dinâmica da Árvore das Frases

alunoon.com.br

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Escuta, fala, pensamento e imaginação para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Escuta, fala, pensamento e imaginação para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Escuta, fala, pensamento e imaginação para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Traços, sons, cores e formas para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Traços, sons, cores e formas para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Traços, sons, cores e formas para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Corpo, gestos e movimentos para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Corpo, gestos e movimentos para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Corpo, gestos e movimentos para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

O eu, o outro e o nós para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

O eu, o outro e o nós para Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

O eu, o outro e o nós para Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Planejamento Anual BNCC

alunoon.com.br

Planejamento Anual Jardim 2

alunoon.com.br

Planejamento Anual Maternal 1

alunoon.com.br

Planejamento anual 0 a 1 ano e meio.

alunoon.com.br

Planejamento anual 4 a 5 anos

alunoon.com.br

Lembrancinhas Criativas para as Férias Escolares

alunoon.com.br

Ideias Criativas com Palitos de Sorvete para Crianças

alunoon.com.br

Atividades Criativas com Prendedores de Roupa

alunoon.com.br

Lembrancinhas Criativas para o Novembro Azul

alunoon.com.br

Ideias de Manualidades com Materiais da Natureza

alunoon.com.br

Ideias para Trabalhar Cores e Coordenação Motora com Crianças

alunoon.com.br

Ideias de Atividades para Trabalhar Emoções em Sala de Aula

alunoon.com.br

Atividades de Motricidade Fina, Cores e Lógica

alunoon.com.br

Atividades Lúdicas com Números, Quantidades e Operações para Crianças

alunoon.com.br

Atividades de Psicomotricidade Fina para Crianças

alunoon.com.br

20 Atividades Variadas de Matemática

alunoon.com.br

Atividades sobre Números, Quantidades e Operações Básicas

alunoon.com.br

Ideias Artísticas para Trabalhar com Crianças

alunoon.com.br

Atividades Psicomotoras e de Motricidade Fina

alunoon.com.br

Ideias para Trabalhar o Alfabeto em Sala de Aula ou em Casa

alunoon.com.br

Atividades para Trabalhar Números e Quantidades

alunoon.com.br

Atividades Lúdicas Usando Materiais Reciclados

alunoon.com.br

Atividades de Leitura para Alfabetização Infantil

alunoon.com.br

Ideias para Trabalhar a Motricidade Fina

alunoon.com.br

Atividades Psicomotoras e de Lógica para Crianças

alunoon.com.br

Atividades de Matemática para Diversas Idades

alunoon.com.br

Atividades Artísticas com Papel

alunoon.com.br

Ideias de Atividades com Papel

alunoon.com.br

Arte Para Crianças: Atividades Criativas e Divertidas

alunoon.com.br

Arte com Papel: Atividades Criativas para Crianças

alunoon.com.br

Desenvolvendo a Motricidade Fina: Atividades Criativas

alunoon.com.br

Geometria Divertida: Atividades Lúdicas para Explorar Formas

alunoon.com.br

Estimulando a Mente: Atividades Cognitivas para Crianças

alunoon.com.br

Aprendendo Cores Brincando: Atividades Lúdicas

alunoon.com.br

Criatividade Sustentável: Atividades com Recicláveis

alunoon.com.br

Categorias

Datas Importantes